Nova velocidade máxima será de 50 km/h; Alterações fazem parte do Programa de Proteção à Vida, segundo CET.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai reduzir o limite de velocidade em mais nove vias da cidade de São Paulo nessa sexta-feira (9). As alterações serão na Avenida Brigadeiro Faria Lima, Rua dos Pinheiros, Avenida Hélio Pellegrino, Rua Inhambu, Túnel Sebastião Camargo, Avenida Juscelino Kubitscheck, Túnel Tribunal de Justiça, Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade e Túnel Ayrton Senna.
As nove vias passarão a ter velocidade máxima de 50 km/h. Em alguns trechos, porém, a velocidade será menor ainda (veja abaixo). Atualmente, a velocidade permitida nesse corredor é de até 60 km/h.
De acordo com a CET, serão instaladas faixas e painéis informativos para orientar os motoristas sobre as mudanças, além de 127 placas de sinalização vertical.
As alterações fazem parte do Programa de Proteção à Vida, iniciado em 2013. Além das frentes de redução de velocidade da via, o projeto também inclui o CET no Seu Bairro, a implantação das Áreas 40, entre outras mudanças da gestão de Fernando Haddad (PT).
Vias com alteração
Avenida Brigadeiro Faria Lima (trecho com 4,6 km de extensão). Sentido Itaim:
Manutenção da velocidade máxima de 40 km/h entre a Avenida Pedroso de Morais e a Rua Cunha Gago (Área Escolar);
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Cunha Gago e a Avenida Hélio Pellegrino.
Sentido Pinheiros:
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Hélio Pellegrino e a Rua Padre Garcia Velho;
Manutenção da velocidade máxima de 40 km/h entre a Rua Padre Garcia Velho e a Avenida Pedroso de Morais (Área Escolar).
Rua dos Pinheiros (trecho com 1,6 km de extensão)
Manutenção da velocidade máxima de 40 km/h entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Rua Maria Carolina;
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Maria Carolina e a Avenida Rebouças.
Avenida Hélio Pellegrino (trecho com 1,6 km de extensão)
Manutenção da velocidade máxima de 40 km/h entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Rua Professor Atílio Innocenti (Curva Acentuada);
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Professor Atílio Innocenti e a Rua Inhambu.
Rua Inhambu (trecho com 0,2 km de extensão)
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Hélio Pellegrino e a Avenida República do Líbano.
Túnel Sebastião Camargo (Sentido Único – Itaim) (trecho com 0,6 km de extensão)
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua das Magnólias e a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek.
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek (trecho com 3,0 km de extensão)
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida das Nações Unidas e a Avenida Santo Amaro.
Túnel Tribunal de Justiça (Ambos os Sentidos) (trecho com 0,9 km de extensão)
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek e a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade.
Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade (trecho com 0,7 km de extensão)
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Santo Amaro e a Avenida República do Líbano.
Túnel Ayrton Senna (Ambos os Sentidos) (trecho com 2,0 km de extensão)
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h em toda a extensão.
53% reprovam
A redução de velocidade nas ruas e avenidas de São Paulo é reprovada por 53% dos moradores de São Paulo, segundo pesquisa sobre mobilidade urbana divulgada no Dia Mundial Sem Carro. O levantamento foi feito pelo Ibope Inteligência a pedido da Rede Nossa São Paulo e da FecomercioSP.
Pesquisadores entrevistaram 700 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro. Desse total, 43% disse ser a favor das mudanças no limite de velocidade e 4% não opinou. A reprovação aumenta quando se leva em conta apenas os entrevistados que utilizam carro diariamente: 66%.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse que ficou surpreso com o resultado da pesquisa. "Confesso que, para mim, foi uma surpresa positiva. Eu esperava, por todo o debate que ocorreu na cidade durante 60 dias – e os resultados só começaram a vir muito recentemente – eu esperava que a reprovação fosse maior. Com os resultados, penso que isso vai melhorar ainda mais", afirmou.
Números de acidentes caem
O número de acidentes com mortos e feridos caiu 27% após seis semanas de redução de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê. Foram 159 em 2014, contra 116 neste ano. O dado é da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e compara acidentes ocorridos no mesmo período do ano passado (20 de julho a 30 de agosto de 2015 com 21 de julho a 31 de agosto de 2014).
No dia 20 de julho, a velocidade máxima permitida caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas das marginais, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. No caso de ônibus e caminhões, a velocidade limite nas pistas expressas é de 60 km/h.
Se levarmos em conta apenas vítimas fatais, houve redução de 50%. Em 2014, seis pessoas morreram e, em 2015, três. Os acidentes sem vítimas caíram 15%, de 373 para 317.
Em relação ao trânsito, a redução da velocidade nas marginais contribuiu para diminuir a lentidão. No pico da manhã, o trânsito nas marginais caiu 8%, no pico da tarde, 22%, de um ano para outro. Em toda a cidade, também houve redução de congestionamento nestas seis semanas após os novos limites de velocidade: 11%, no pico da manhã, e 19%, no pico da tarde.
Matéria originalmente publicada no portal do G1