Na semana do dia 20 de outubro, nomes conhecidos por trabalhos de cobertura ambiental vão se reunir em São Paulo para a 6° edição do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA). Na ocasião, eles vão discutir os desafios para o trabalho jornalístico na editoria. Marcado para acontecer no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, o evento pretende tratar sobre questões ambientais, sociais, econômicas e tecnológicas que implicam nas pautas, nas condições e nas práticas do exercício do jornalismo ambiental.
Para nortear os debates, o tema escolhido foi “Mundo em Transição". A ideia, segundo o diretor executivo da Envolverde e responsável pela organização do Congresso, Dal Marcondes, é abordar os principais dilemas, que vão das mudanças climáticas, resíduos sólidos, desigualdade, até a transição dos "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis". “Precisamos construir pautas mais integradas, com visão estruturada dos desafios ambientais e como eles interagem”, disse o jornalista.
Na lista de confirmados para o debate estão nomes como André Trigueiro, editor do programa 'Cidades e Soluções', da TV Globo; Maria Zulmira (Zuzu), jornalista da Planetária Soluções Sustentáveis e criadora do 'Repórter Eco', na TV Cultura; Paulina Chamorro, apresentadora e editora da rádio Eldorado; Luciano Martins Costa, pesquisador em jornalismo; Mário Evangelista, editor do jornal A Tribuna; Maristela Crispim, do Diário do Nordeste; Luanda Nera, da Rede Nossa São Paulo; Edgard Matsuki, desenvolvedor do site boatos.org; Sônia Araripe, jornalista, publisher da revista Plurale; Gustavo Faleiros, criador do Infomazônia e coordenador da Earth Journalism Network.
O evento terá a presença de autoridades, como o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos, e representantes de Empresas, ONGs e Institutos como Natália Viana, da Agência Pública; Aldem Bourscheit, jornalista e especialista em Políticas Públicas do WWF-Brasil; Gabriela Yamaguchi, gerente de comunicação do Instituto Akatu; Mário Mantovani, diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica; Tasso Azevedo, membro do Observatório do Clima; André Vilhena, diretor do CEMPRE; Gina Rizpah Besen, consultora e membro da Cidade Democrática; Cláudia Diani, assessora de comunicação social da ANA (Agência Nacional de Águas); Nelton Friedrich, diretor de coordenação executiva Itaipu Binacional; Izabela Ceccato, idealizadora e fundadora da Eco Rede Social.
Para mediar as mesas, o congresso conta com a participação dos membros da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, realizadora do VI CBJA. “A presença de especialistas e pesquisadores ligados a organizações sociais, governos, empresas, mídias e academia promove uma confraternização importante, com troca de experiências, novas ideias sobre os diversos temas de interesse socioambiental”, comentou Marcondes.
Quem quiser participar do evento deve fazer a incrição por meio do link: http://jornalismoambiental.org.br/inscreva-se-no-congresso/
Matéria publicada no site Pauta Socioambiental.