Medida passa a valer já neste final de semana; Testes não mostraram impacto significativo no trânsito, diz Prefeitura.
A Avenida Paulista será fechada para veículos e aberta para pedestres e ciclistas todos os domingos, das 9h às 17h. A medida passa a valer já no próximo domingo (18). A decisão será anunciada na manhã desta quinta-feira (15) pelo prefeito Fernando Haddad (PT).
A Prefeitura avaliou que, nos dois testes já realizados, não houve impacto significativo para o trânsito. O fechamento para veículos já tinha ocorrido no dia 28 de junho, para a inauguração da ciclovia da avenida, e em 23 de agosto, para a inauguração da ciclovia da Avenida Bernardino de Campos, continuação da Paulista na região do Paraíso.
A decisão foi tomada pela administração municipal apesar da polêmica com o Ministério Público de São Paulo. Um documento firmado com o órgão em 2007 previa que a avenida seria fechada apenas três vezes por ano – o que normalmente acontece no Réveillon, na corrida de São Silvestre e na Parada Gay.
Recentemente, a Promotoria vinha propondo que uma faixa da via ficasse liberada para os veículos – proposta que não deverá ser aceita pela Prefeitura. Procurado nesta quinta, o Ministério Público não se manifestou sobre a decisão da Prefeitura de fechar a via todos os domingos.
Haddad já afirmou em diferentes oportunidades que o fechamento da Paulista se trata de uma medida de política pública com objetivo de a população se apropriar da cidade e de aumentar os espaços de lazer.
A Prefeitura de São Paulo também tenta expandir a iniciativa para os bairros da cidade e aumentar o número de vias fechadas aos domingos e feriados.
Matéria originalmente publicada no portal G1