Movimentos e organizações sociais de 20 cidades do Brasil se reuniram em São Luís, para planejar atividades comuns de monitoramento de políticas públicas e indicadores sociais. O 8º Encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro no Grand São Luís Hotel.
A Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis foi lançada em 2008 por um conjunto de organizações e movimentos da sociedade civil brasileira. As principais ferramentas de trabalho dos 36 movimentos e organizações que compõem a Rede são o monitoramento das políticas públicas por meio de indicadores sociais; as pesquisas de percepção junto à população das cidades; a incidência política apresentando propostas aos poderes municipais; e a cobrança da transparência e da participação cidadã na gestão pública.
Durante os três dias de Encontro, os participantes avaliaram a atuação e a causa da Rede, partilhando as experiências de sucesso e os desafios vividos por cada movimento. O Protocolo de Governança e a Carta de Princípios da Rede, lançados em 2013 no Encontro de Ilhéus-BA, também foram revistos para otimizar os processos de ingresso e saída de movimentos. Pela primeira vez, a metodologia do Encontro da Rede foi moderada por um profissional. A facilitadora Tamara Azevedo, da CoCriar Práticas Colaborativas, mediou os processos criativos e decisórios dos participantes.
“Eu percebo que a Rede sai bem mais fortalecida desse processo”, avalia Socorro Costa, articuladora do movimento Nossa São Luís e representante da secretaria colegiada da RSBCJDS. Para ela, as reflexões e encaminhamentos feitos durante o Encontro favoreceram um diálogo democrático com a participação de todos os movimentos. “Para o movimento Nossa São Luís, receber o 8° Encontro da Rede foi desafiador, mas aceitamos o desafio. Aprendemos e estudamos como foi feito cada encontro anterior, ouvimos as reclamações que os participantes tiveram para tentar minimizar os erros, e nos esforçamos para fazer com que todos fossem ouvidos”, destacou Socorro.
A partir de 2016, os Encontros da Rede passarão a ocorrer somente de dois em dois anos, mas a secretaria colegiada continuará se reunindo anualmente. A próxima cidade a acolher o Encontro será Poços de Caldas-MG, em 2017.
O 8º Encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis é realizado pela Rede Social de Cidades e co-realizado pelo Nossa São Luís e pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA). Conta ainda com o apoio da Fundação Avina e diversas parcerias locais.