POR LEANDRO MACHADO, DE SÃO PAULO
A maioria dos paulistanos desaprova as mudanças na organização das escolas públicas estaduais anunciadas pela gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), segundo pesquisa Datafolha.
De acordo com a pesquisa, 59% dos entrevistados são contra as mudanças na rede. Outros 28% são a favor, 3% são indiferentes e 9% não souberam opinar. Seis em cada dez (62%) entrevistados estão pessimistas com as mudanças e acreditam que elas trarão mais prejuízos que benefícios aos estudantes.
Outros 27% acreditam que as ações serão benéficas aos alunos das escolas públicas – 2% disseram que vai haver prejuízos e benefícios, na mesma medida, e 9% não souberam opinar. O levantamento ouviu 1.092 pessoas na cidade de São Paulo entre os dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na semana passada, o governo tucano anunciou que vai desativar 94 escolas no Estado em 2016 durante a reorganização de ciclos de ensino –cada unidade terá apenas um dos períodos. A medida gerou uma série de protestos de pais, alunos e professores. Os atos foram organizados pelo sindicato dos docentes e por entidades estudantis.
Confira a reportagem completa na Folha de S. Paulo.