Por Giba Bergamim Jr.
O prefeito Fernando Haddad (PT) tem índice de aprovação maior entre os mais jovens e é mal avaliado pelos mais pobres. Uma de suas medidas polêmicas, a implantação de ciclovias encontra mais adeptos entre os que têm nível superior de ensino. Porém, quanto mais pobre e menos escolarizado, maior é o número dos que rejeitam as faixas exclusivas para bicicletas.
Já a redução da velocidade é "um pouco" eficiente para maioria (43%) para diminuir acidentes. Outros 31% acham que é muito eficiente.
O fechamento da avenida Paulista para carros é defendido pelos mais jovens e encontra menos adeptos entre os que tem mais de 60 anos.
Veja dez curiosidades sobre a pesquisa Datafolha de avaliação à gestão Haddad:
1 – Jovens são os que mais aprovam Haddad
O índice de aprovação ao prefeito Fernando Haddad (PT) é maior entre as pessoas de 16 a 24 anos –20% deles avaliam bem a gestão. A taxa cai entre os mais velhos: só 10% dos entrevistados de 45 a 59 anos e com 60 anos ou mais aprovam Haddad.
2 – Mais pobres são os que mais rejeitam prefeito
Só 12% dos que ganham até dois salários aprovam a gestão Haddad. A taxa de aprovação sobe para 23% entre os que ganham dez salários ou mais.
3 – Nota baixa
A nota dada pelos paulistanos pouco se alterou. De 4,2 em setembro no ano passado, oscilou para 4,1. Os entrevistados tiveram que dar as notas de forma espontâneas e a maioria atribuiu as notas zero e 5.
4 – Paulistano mais velho é mais contrário à implantação de ciclovias
Enquanto apenas 24% dos jovens entre 16 e 24 anos são contra essa política pública, a taxa sobe para 51% entre aqueles com mais de 60 anos.
5 – Quanto mais pobre e menos escolarizado, mais contra ciclovias
Entre os menos escolarizados, 47% são a favor das ciclovias –43% são contra. Entre os com ensino superior, 59% são favoráveis. Já na faixa dos que ganham até 2 salários mínimos, 53% são favoráveis e 40% são contra. Outros 61% com renda acima de dez salários são a favor, e 35% contrários.
6 – Ciclovias são mais usadas por homens
A taxa de pessoas que diz já ter usado ciclovias em São Paulo é de 57%. Entre os entrevistados homens, 63% dizem ter usado ciclovias. Já no universo das mulheres, o percentual é de 49%.
7 – Reduzir velocidade é pouco eficiente para maioria dos paulistanos
Para 43% dos entrevistados, a diminuição da velocidade nas principais vias da cidade é "um pouco" eficiente para a diminuição de acidentes. Outros 31% dizem achar muito eficiente e 24%, nada eficiente.
8 – Maioria dos que não dirigem defende velocidade menor
A aprovação à redução tem mais adeptos entre os que não pegam no volante (58% a favor e 38% contra). Entre os que dirigem, a situação se inverte. São 61% contra e 35 a favor.
9 – Mais velhos são contra fechamento da avenida Paulista
Os paulistanos estão divididos sobre o uso da via para lazer, proibindo a entrada de carros (47% são contra e 43% a favor).
Entre os mais velhos, porém, há maior rejeição à ideia –58% dos paulistanos com 60 anos ou mais são contra o fechamento. Só 27% são favoráveis. Já entre os mais jovens (16 a 24 anos), 57% defendem a ideia e 40% a reprovam.
10 – Zona oeste é única região que rejeita Paulista exclusiva para lazer
Naquela região, 51% é contra o fechamento da via para carros e 42% a favor. Na divisão por região, somente ali o número de contrários é maior.
Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo