Em reunião realizada nesta quinta feira, 19/11/2015, o Comitê para Gestão da Crise Hídrica apresentou versão definitiva do Plano de Contingência para o Abastecimento de Água da Região Metropolitana de São Paulo.
Em situações de estiagem, o Plano prevê três níveis de atuação – Atenção, Alerta e Emergência –, cada uma com diretrizes e especificidades próprias e detalha as ações que devem ser adotadas por órgãos públicos municipais e estaduais, bem como entidades da sociedade civil.
A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos fica responsável por acompanhar o cenário existente de abastecimento de água potável e deliberar sobre a mudança de níveis, conforme agravamento ou regressão da seca, além de medir variáveis como índices pluviométricos, volume reservado em todos os sistemas, níveis de consumo, entre outros.
O Plano de Contingência é um instrumento de planejamento e deve servir de guia para orientar os procedimentos que garantam o abastecimento da população da Região Metropolitana de São Paulo, tanto na situação atual quanto em eventuais crises futuras.
Abaixo seguem as fotos e o Plano de Contingência.
Arquivos
Matéria originalmente publicada no portal do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo