Projeto da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, plataforma gratuita vai mapear as vagas de empregos nas regiões mais afastadas do centro de São Paulo
Para milhões de pessoas que moram em bairros da periferia de São Paulo e na Região Metropolitana, o deslocamento de casa para o trabalho parece ser uma verdadeira saga. Para que os paulistanos saibam sobre as vagas de trabalho mais próximas às suas residências, a Agência Mural, primeira agência de jornalismo das regiões periféricas, lançou nesta quarta-feira (24/2), o GEP – Guia de Empregos das Periferias.
O GEP é uma plataforma digital gratuita que irá mapear e difundir informações sobre a oferta e a busca de empregos nas regiões periféricas da Grande São Paulo. O objetivo é colaborar na melhoria da qualidade de vida das pessoas, fomentando o desenvolvimento da economia colaborativa e local, e contribuindo também para melhorar os níveis da mobilidade urbana na região.
Outra ferramenta especial do GEP é a oferta preferencial de vagas, com canais exclusivos para eles, para jovens em busca do primeiro emprego e egressos do sistema prisional.
O projeto, que conta com o apoio do Vai-Tec, programa de incentivo a ideias de inovação tecnológica, da Prefeitura de São Paulo, foi idealizado pelo publicitário Anderson Meneses e pelo jornalista Vagner de Alencar, ambos cofundadores da Agência Mural.
Inclusão, visibilidade e promoção social
“Um dos principais focos do GEP é fazer com que os cidadãos da Grande SP consigam trabalhar mais perto de sua residência e, com isso, possibilitar que gastem menos tempo no transporte e mais tempo com a família ou para sua vida pessoal. E também ajudar a descobrir as oportunidades que estão perto de nós, mas cuja informação está escondida”, afirma Meneses.
Os interessados poderão acessar a plataforma por meio de seus computadores, tablets ou smartphones e filtrar as vagas de interesse por bairro, enquanto os empregadores terão a possibilidade de cadastrar ofertas de empregos.
A plataforma terá também espaço para notícias sobre o universo do mercado de trabalho e empreendedorismo focadas nessas regiões.
Segundo Alencar, a iniciativa também foi pensada com base no Plano Diretor da cidade de São Paulo. “Assim como consta no Plano Diretor, buscamos com o GEP contribuir para a descentralização da oferta de oportunidades de trabalho, dando mais visibilidade aos empreendedores e empresários instalados nos bairros periféricos, ajudando-os no recrutamento”, afirma.
Sobre a Agência Mural
A Agência Mural é a primeira agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias de São Paulo. Foi lançada em novembro de 2015 com o objetivo de contar histórias locais dos bairros periféricos da capital paulista, além das cidades da Grande São Paulo.
A iniciativa surgiu em 2010 com um blog hospedado no jornal Folha de S. Paulo. Desde então, dezenas de correspondentes localizados em várias partes da cidade escrevem e relatam o cotidiano e a vida na periferia, amplificando a voz das pessoas menos ouvidas na cobertura da grande mídia.