Em média, a cada nove dias os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) apresentam alguma grande pane que provoca interrupção na circulação das composições em algum trecho ou toda a linha.
Dados obtidos pelo via Lei de Acesso à Informação dão conta de que em 2015 foram 39, um acréscimo de 8% em relação a 2014, que teve 36 interrupções.
No ano passado, a maior parte dessas panes (20) foi por problemas internos, tais como falhas técnicas ou presença de usuário da via. Problemas externos foram 19, que incluíram alagamentos, raios ou interrupção no fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária. A CPTM classifica essas panes como ocorrências notáveis.
Os pequenos problemas do dia a dia e que atrasam a viagem do passageiro, porém, não são contabilizados. Diariamente a própria empresa informa esses problemas em alto-falantes das estações ou em seus canais de comunicação, como as redes sociais, mas eles não entram para os cálculos oficiais e não são contabilizados.
Melhorias
A CPTM informou que a quantidade de ocorrências é o equivalente a uma em cada 1,4 milhão de km rodados ou 1 em cada 21,4 mil viagens realizadas. Para tentar reduzir os problemas, a empresa informou que está renovando toda a sua frota e mantém sistema de proteção contra raios.
Matéria publicada originamente no jornal Destak São Paulo.