Evento contou com a apresentação da versão atualizada do Guia GPS – Gestão Pública Sustentável, que incorpora os ODS-ONU, e o novo vídeo do programa.
Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo
A nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), atualizada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi lançada nesta quarta-feira (6/4).
Promovido pela Rede Nossa São Paulo e Programa Cidades Sustentáveis, o evento apresentou dois produtos da nova plataforma: a versão atualizada do Guia GPS – Gestão Pública Sustentável e o novo vídeo institucional do programa.
O novo Guia GPS incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – aprovados no último mês de setembro pela Assembleia Geral da ONU –, que reúnem 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.
Fonte de informação para planejamento, gestão e tomada de decisões na administração pública, a publicação visa ainda contribuir para a capacitação de gestores públicos municipais e organizações da sociedade civil em diversas cidades brasileiras, para implementarem indicadores e planos de metas que contemplem o desenvolvimento sustentável.
Além do novo Guia GPS, a nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis contém um conjunto de indicadores atualizados – também já adaptados aos ODS – e um Banco de Boas Práticas. Esses produtos estão à disposição de toda à sociedade e das candidaturas às prefeituras municipais que quiserem incorporar o Programa Cidades Sustentáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas futuras gestões.
Em seguida à apresentação do novo vídeo do programa, alguns gestores públicos deram depoimentos sobre as experiências da gestão após a adesão ao PCS.
Participaram do evento a prefeita Francinete Carvalho, de Abaetetuba (PA), o prefeito de Canoas, Jairo Jorge da Silva, e o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SP), Rogério Menezes. A atividade contou ainda com as presenças de: Eduardo Tadeu, presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM); Haroldo Machado Filho, especialista de Programa da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do PNUD; e representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Durante a atividade, foi formalizada a parceria entre o PCS e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, com a presença de Pedro Roberto Jacobi, diretor presidente do Conselho ICLEI Brasil e secretário executivo interino do ICLEI SAMS – Secretariado para América do Sul.
No encerramento, houve ainda apresentações do músico e compositor Marcus Vianna, da atriz e cantora Letícia Sabatella e do ator e músico Fernando Alves Pinto.
Sobre o Programa Cidades Sustentáveis (PCS)
O programa propõe o levantamento de indicadores sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais, para a elaboração de um diagnóstico detalhado das cidades. Assim, seus gestores poderão definir as prioridades e enfrentar os desafios de modernizar e racionalizar a gestão pública municipal, por meio da construção de indicadores e banco de dados que possam fornecer as bases para o planejamento dos municípios.
O PCS estabelece a sustentabilidade como transversal às diversas secretarias municipais e prevê metas de resultados para todas as áreas da administração.
Para outras informações acesse: www.cidadessustentaveis.org.br