Câmara Municipal inaugura Centro de Memória on-line

DA REDAÇÃO – Câmara Municipal de São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo inaugura nesta quinta-feira (14/4) o Centro de Memória, cujo hotsite vai disponibilizar arquivos históricos do acervo da maior Casa Legislativa do Brasil para consulta popular.

A plataforma disponibilizará parte da base de dados da Secretaria de Documentação da Câmara Municipal que ainda não eram disponibilizados via internet. A secretaria é composta pelos setores de Documentação Legislativa, Biblioteca e Arquivo. São documentos, processos legislativos, obras de arte, histórico de ex-vereadores e premiações do século XVI até os dias atuais.

“O hotsite é uma oportunidade para que a população tenha acesso a esse material. Até hoje as pessoas só conseguiriam consultar este conteúdo vindo aqui na Câmara, agora com o Memorial on-line, poderão fazer sua consulta com mais facilidade. É uma plataforma que estará sempre em construção, teremos atualizações periódicas, um novo conteúdo que se complementa”, ressaltou a representante do Centro de Comunicação Institucional (CCI)  e da Comissão Permanente de Gestão do Centro de Memória da Câmara, Maria Isabel Lopes Correa.

O chefe do setor de Arquivo da Câmara, Ubirajara de Farias Prestes Filho, acredita que o conteúdo do Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo complementará o acesso dos munícipes a informações da Câmara e deve contribuir para pesquisas acadêmicas sobre a cidade.

“Seja da área de historia, sociologia, antropologia, urbanismo e direito, enfim, todos podem usar estes materiais para entender diversos aspectos da trajetória da cidade. De problemas, dinâmicas de crescimento, e entender como a cidade se transformou até hoje. Pessoas que têm interesse de saber sobre a história da nossa cidade terão informações uteis, com acesso mais amplo e uma visão mais panorâmica de tudo que a Câmara produz e produziu” disse.

O acervo pode ser acessado por meio do link: http://www.camara.sp.gov.br/memoria/

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.
 

Compartilhe este artigo