Autorização vale em 44 vias do centro expandido. Hoje são 4,5 mil fretados registrados na capital.
Do portal G1
Os ônibus fretados já começaram a circular de forma regular pelas faixas exclusivas de ônibus em 44 vias de São Paulo nesta sexta-feira (12). A autorização foi dada em caráter experimental e vale desde a 0h.
As faixas exclusivas são aquelas localizadas à direita nas vias, diferentemente dos corredores de ônibus, que estão à esquerda nas vias e que continuam sem receber fretados.
A portaria que libera os fretadas nas faixas foi publicada nesta sexta, no Diário Oficial do município.
Segundo a Prefeitura, a liberação será de forma experimental ao longo de quatro meses para que seja medido o impacto no trânsito.
Outra mudança anunciada pela Prefeitura foi a liberação permanente das faixas de ônibus das marginais Tietê e Pinheiros para os fretados.
Para poder circular, os fretados precisam estar cadastrados na Prefeitura de São Paulo. Hoje, são 4,5 mil fretados registrados só na capital. A autorização vale para avenidas localizadas fora do centro expandido. Veja a relação abaixo:
Zona Norte:
Brás Leme
Engenheiro Caetano Álvares
Imirim
Zaki Narchi
Zona Leste:
Aricanduva
Jacu-Pêssego
Zona Oeste:
Valdemar Ferreira
Afrânio Peixoto
Zona Sul:
Nossa Senhora do Sabará
Emérico Richter.
“Não é um sobe e desce. É um ônibus de fretamento, tem uma origem e um destino e não para no meio do caminho”, disse o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto. “Esses ônibus cumprem um serviço essencial na cidade e acabam tirando também o uso do carro.”
Marginais
As faixas exclusivas de ônibus nas marginais Tietê e Pinheiros estão liberadas permanentemente para os fretados. A decisão está em uma portaria publicada no Diário Oficial desta quinta.
A portaria também delimita a nova Zona Máxima de Restrição de Fretamento. De segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, os fretados não podem andar em uma área que inclui as avenidas Francisco Matarazzo, Rebouças, Paulista, Nove de Julho, Santo Amaro, Faria Lima e Ibirapuera.
Matéria publicada no portal G1.