ANDRÉ MONTEIRO E RODRIGO RUSSO – FOLHA DE S. PAULO
Avenidas do extremo da zona sul da cidade de São Paulo despontam como gargalos da segurança viária para a futura gestão João Doria (PSDB).
Um mapeamento obtido pela Folha aponta que, de agosto a outubro deste ano, 4 das 6 vias com maior número de mortes em acidentes na capital paulista estão nessa região, distante do centro e marcada também por falhas de manutenção e sinalização.
A avenida Interlagos é a primeira do ranking geral de fatalidades, com sete vítimas fatais no período. Em seguida, com seis casos, aparece a marginal Tietê -via mais movimentada de São Paulo e que, historicamente, liderava em anos anteriores a quantidade de mortes no trânsito.
Completam a lista três vias da região sul: a avenida Senador Teotônio Vilela e as estradas de Itapecerica e do M'Boi Mirim registraram cinco mortes cada, mesmo número de ocorrências da avenida Celso Garcia, na zona leste.
Somadas, as quatro vias da região sul responderam sozinhas por praticamente 9% do total de mortes em acidentes viários na cidade inteira nesse período: 22 vítimas fatais, de um total de 250.
A partir de 2015, houve queda acentuada das mortes no trânsito paulistano -fenômeno atribuído por especialistas a fatores diversos, incluindo a crise econômica, que reduz a frota nas ruas, e medidas implantadas pela gestão Fernando Haddad (PT), como a redução dos limites de velocidade.
Nesse período mais recente de três meses, porém, não houve queda -pelo contrário, uma morte a mais em relação às 249 registradas de agosto a outubro de 2015.
No caso das marginais Tietê e Pinheiros, os limites de velocidade foram reduzidos por Haddad em julho do ano passado. Conforme promessa de campanha, Doria já disse que irá elevá-los a partir de janeiro do ano que vem.
Relatório da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontava a marginal Tietê como a via com maior número de mortes ao longo de 2015 inteiro: 28. Na ocasião, a Pinheiros aparecia em segundo, com 18 vítimas, e a Teotônio Vilela em terceiro, com 12. Com 6 mortes no ano, a Interlagos aparecia em 11º lugar.
INFOMAPA
Os novos dados obtidos pela Folha integram uma plataforma que será lançada nesta quarta (7) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Chamado de InfoMapa, esse serviço possibilita a consulta, em um mapa interativo, do exato local das mortes em acidentes de trânsito em todo o Estado de São Paulo, tanto nas áreas urbanas quanto nas rodovias.
Há ainda informações das vítimas, com sua faixa etária e gênero, do tipo de veículo, local e perfil do acidente.
A plataforma terá inicialmente dados de agosto, setembro e outubro deste ano, mas as próximas atualizações do InfoMapa serão mensais.
Segundo o Estado, o sistema é inédito no país. O mapeamento completo dos acidentes havia sido prometido ainda na gestão anterior do governador Alckmin.
BOLETINS
Os dados de mortes no trânsito são tabulados a partir de boletins de ocorrência da Polícia Civil, enquanto os números de acidentes são fornecidos pela Polícia Rodoviária Estadual e Federal.
O site e o mapa fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, lançado no ano passado pelo Executivo estadual em parceria com entidades privadas, como as empresas Itaú, Porto Seguro e Ambev.
"Entendemos ser necessário atuar como parte da solução do problema, tendo em vista que o consumo indevido de nossas bebidas alcoólicas, aquele associado à direção, aumenta o risco de acidentes", afirma Pedro Mariani, vice-presidente da Ambev.
Para Silvia Lisboa, coordenadora do movimento, a ferramenta é um "instrumento de gestão" que ajuda os municípios a evitar óbitos.
"É um trabalho de formiguinha, de compilar estatísticas de cada caso, mas que precisa começar a ser feito para conscientizarmos a sociedade", afirma Lisboa.
Até outubro deste ano 4.786 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Estado, uma queda de 6% ante o mesmo período de 2015.
Matéria publicada na Folha de S. Paulo.