Portal Terra
Estão abertas as inscrições para os concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador da 12ª edição do Diadesol, campanha que conscientiza sobre as questões relacionadas aos resíduos sólidos.
Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES-SP, por meio de sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS e pelo Fórum Lixo e Cidadania, a campanha envolve estudantes de diversas faixas etárias, seus familiares e educadores. "O objetivo é ampliar as discussões sobre os temas relacionados aos resíduos sólidos e promover cada vez mais a participação da sociedade", ressalta a engenheira Roseane Garcia, coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP.
Os concursos
Os concursos estão abertos a todos os públicos. O concurso de Desenho Infantil é voltado a alunos entre 7 e 12 anos, matriculados em escolas públicas e privadas. O concurso de Vídeo Amador é aberto ao público em geral. Nesta edição, o tema dos concursos é "Os resíduos sólidos e os 5 R's":
– 1º "R" é repensar nossos hábitos de consumo, quando vamos às compras
– 2º "R" é recusar produtos que fazem mal pra gente, causem danos para o meio ambiente ou à nossa saúde
– 3º "R" é reduzir a geração de resíduos, individualmente e coletivamente
– 4º "R" é reutilizar sempre que possível
– 5º "R" é reciclar
Os vencedores ganham tablets (desenho) e prêmios em dinheiro (vídeo).
Os regulamentos dos dois concursos podem ser acessados no site: http://www.abes-sp.org.br/diadesol .
A data limite para o recebimento dos vídeos e desenhos é 14 de setembro de 2017.
O Diadesol
O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é também conhecido como Diadesol das Américas. A expressão tem origem espanhola (Dia de los Desechos Sólidos). Foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. É uma iniciativa internacional promovida pelas seguintes instituições:
– Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS);
– Associação Caribenha de Água e Esgoto (CWWA);
– Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL);
– Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA);
– Organização dos Estados Americanos (OEA);
– Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS);
– Oficina Regional para América Latina e Caribe do Programa das nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ORPALC)
Desde a criação as ações propostas ganharam proporções mundiais. Hoje, a data é comemorada em diversos países da América Latina, como Chile, Argentina e Brasil, assim como na América do Norte, caso do Canadá.
No Brasil, as atividades do Diadesol fazem parte do calendário anual da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), pelas Seções São Paulo e Rio Grande do Sul. Desde 2006, a ABES-SP comemora a data com ações que buscam envolver todos os setores da sociedade, abrangendo pessoas de todas as idades.
Realização
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção São Paulo – ABES-SP; Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS; Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP; Fórum Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo
Apoiadores
Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais -ABRELPE; Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos – ABETRE; Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública – ABLP; Associação Paulista Viva; Condomínio Conjunto Nacional – CCN; Eccaplan; Ecos da Natureza; Editora Limiar; Rede Nossa São Paulo; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS; Rede de Agendas 21 de SP; São Paulo Convention & Visitors Bureau – SPCVB; Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP – SELUR; Site Ambiente do Meio
Sobre a ABES
Com 51 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
Matéria publicada no Portal Terra.