A Prefeitura de Santos pretende colocar em prática o Plano Diretor de Metas, documento que reúne as ações estratégicas e as prioridades do programa de governo para os próximos quatro anos.
A gestão municipal disponibiliza também o conjunto de indicadores de desempenho e as 191 metas a serem cumpridas ainda este ano por 20 secretarias municipais, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Cohab Santista e Fundação Arquivo Memória (FAMS).
O material foi entregue, no mês passado, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa ao presidente da Câmara Municipal, Adilson dos Santos Júnior.
Coordenado pela Ouvidoria Transparência e Controle, o Plano de Metas prevê a participação da população durante todo o processo de execução. Serão realizadas audiências públicas, plenárias nos bairros e seminários.
A execução do plano poderá ser acompanhada pelo Indicameta, sistema desenvolvido pela Prefeitura para controle social e transparência pública.
A apresentação do Plano de Metas está prevista no Artigo 58-A da Lei Orgânica do Município de Santos.
“Todo o trabalho da Prefeitura em relação à eficiência e à transparência tem sido constantemente reconhecido. Santos é a primeira do ranking da transparência do Ministério Público e, mais recentemente, foi considerada a 6ª mellhor do País em termos de administração pública” destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
Santos também foi a primeira cidade do País a instituir o contrato de gestão por meio da Participação Direta nos Resultados (PDR). O programa tem como principais objetivos aumentar a oferta e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, valorizar e destacar os servidores municipais, racionalizar a execução das despesas públicas, além do aperfeiçoamento e controle da gestão pública.
Indicameta
A Prefeitura criou o Sistema de Monitoramento de Indicadores e Metas para ampliar a transparência e o controle social na gestão pública. Batizado de Indicameta, o sistema permitirá avaliar em tempo real o cumprimento das mais de 400 metas que fazem parte do Programa Participação Direta nos Resultados (PDR).
Desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Tecnologia e Informação (Detic) com apoio da Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC), o Indicameta será utilizado pelos gestores municipais para inserir informações, atualizar indicadores e controlar o cumprimento das metas de cada um dos órgão da Administração.
“Mês a mês, a população poderá acompanhar a evolução da maioria das metas, com os valores referenciais de cada secretaria”, destacou o ouvidor Rivaldo Santos, durante a apresentação do sistema para o vereadores.
Evolução
Os indicadores apresentam a evolução histórica dos principais serviços e procedimentos realizados pela Administração nos últimos anos. Pelo Indicameta, qualquer pessoa poderá consultar o número de vacinas aplicadas na rede de saúde, o total de consultas e exames médicos e até o tempo médio de atendimento em repartições públicas, entre outros procedimentos.
O sistema reúne também os indicadores dos programas Cidades Sustentáveis e Cidade Aberta. São mais de 500 tipos de informação com visual mais ilustrativo, planilhas com explicações didáticas e histórico comparativo dos últimos anos.
Com informações da Prefeitura Municipal de Santos.