Doria esvazia programa de Haddad que veta carro em ruas aos domingos

ARTUR RODRIGUES E LEANDRO MACHADO

Sem alarde, a gestão do prefeito João Doria (PSDB) esvaziou um programa que prevê transformar ruas em espaços de lazer aos domingos e feriados –com liberação das pistas para os pedestres e fechamento para os carros.

O projeto criado sob Fernando Haddad (PT) foi iniciado pela avenida Paulista, em 2015, e, após críticas de que só priorizava a região central, acabou expandido para outras 28 vias espalhadas pela cidade. O petista promulgou uma lei oficializando a ação dias antes de sair do cargo.

Neste ano, parte dessas vias, em regiões distintas (zonas norte, oeste e central), não tem mais sido aberta para pedestres e fechada para carros aos domingos e feriados.

Em alguns casos, a ação tem sido feita de forma intermitente –a avenida Sumaré, em Pinheiros (zona oeste), por exemplo, esteve liberada para veículos nos últimos dois domingos. Em outros, a suspensão já atinge um mês.

A Folha conversou com moradores e usuários de cinco ruas, de diferentes bairros, afetadas pelas mudanças. Eles dizem que a interrupção ocorreu sem aviso prévio. Em um caso, após reclamação, a prefeitura regional afirmou que a ação estava suspensa.

A reportagem ouviu de funcionários nomeados pela gestão Doria que estão sendo discutidas mudanças no projeto, batizado por Haddad de Ruas Abertas, e até a possibilidade de acabá-lo. Questionada, a prefeitura nega a intenção.

"A impressão que dá é que estão fazendo um desmonte sem alarde", afirma a arquiteta Paola Paes Manso, 47. Ela costumava frequentar com os filhos a rua Engenheiro Luiz Gomes Cardim Sangirardi, na Aclimação (região central).

Paola afirma que levava os filhos até a via para andar de bicicleta, já que no parque da Aclimação, ao lado, esse tipo de prática é proibida.

"Eu estou perto da Paulista, mas na rua aberta o público é diferente. A gente encontra vizinhos, pais da escola do bairro, propicia de uma humanização do bairro", diz.

Ela conta ter procurado vereadores e a Prefeitura Regional da Vila Mariana. Ali, recebeu a informação sobre a suspensão do programa.

Neste domingo (7), a reportagem visitou a avenida. Pelo asfalto só passavam carros, e pedestres corriam na calçada.

No Jardim Peri (zona norte), moradores afirmam que a avenida Koshun Takara, em um ano, virou o mais importante espaço de lazer do bairro.

Alguns levavam um saco com objetos para brincadeiras, como cordas e giz para pintar o chão. Deixavam as crianças brincando na rua, sem se preocupar com o perigo de atropelamento.

"Primeiro deixaram de colocar o cavalete na rua em alguns fins de semana. Depois, deixaram de tirar. Faz um mês que o pessoal da CET [Companhia de Engenharia de Tráfego] parou de vir. É uma grande perda para nós", afirma o técnico de informática Roberson Miguel, 34.

Na avenida Sumaré, a suspensão do fechamento da via para lazer nos últimos três dias em que isso deveria ter ocorrido (dois domingos e o feriado de 1º de maio) levou moradores a se queixarem em redes sociais. Eles dizem também que não houve avisos. Depois da Paulista, a avenida era uma das que mais recebia pedestres e ciclistas.

Na av. Paulista, a ação foi marcada por polêmica, devido à resistência principalmente de comerciantes –que diziam temer a perda de clientes.

AJUSTE

O vereador José Police Neto (PSD), da Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal, foi procurado por moradores dos bairros preocupados com o possível fim do programa, que ele diz considerar importante "porque mostra que a rua quando não tem carros tem outras utilidades".

Integrante da base de Doria, ele diz, no entanto, que não acredita se tratar de um esvaziamento do programa, mas de fase de "ajustes".

"O projeto tem seus méritos e competências e, em alguns casos, pode ter erro na aplicação, de não conseguir fazer o projeto de comunicação e por conta disso não ter o público esperado", diz.

Para Camila D'ottaviano, professora de urbanismo da USP e pesquisadora do uso de ruas por pedestres, o projeto deu certo em poucos meses. "Existe uma grande demanda por espaços públicos na cidade. Seria uma pena que acabasse", afirma.

OUTRO LADO

A gestão João Doria (PSDB) negou, em nota, a intenção de acabar com o programa Ruas Abertas, mas, questionada, não explicou o motivo para a iniciativa ter sido suspensa em diferentes ruas.

Em relação à avenida Sumaré, a prefeitura afirmou que não fechou a rua para carros no dia 30 (domingo) e 1º (segunda-feira) devido aos eventos programados para festejos do Dia do Trabalho. "A CET priorizou os eventos de maior concentração de pessoas, inclusive a abertura da avenida Paulista para as atividades de lazer", afirmou.

A gestão Doria não informou, porém, a razão para a via não ter sido liberada aos pedestres (e fechada aos carros) no último fim de semana. A administração diz que o programa será retomado no próximo domingo na via.

A reportagem também não obteve resposta sobre a suspensão da ação em diversos finais de semana nas seguintes vias: Engenheiro Luiz Gomes Cardim Sangirardi (Aclimação), Henrique Chamma (Itaim Bibi), Luiz Dumont Vilares (Santana) e Koshun Takara (Jardim Peri).

A gestão Doria convocou audiência sobre a realização do programa na Medeiros de Albuquerque, em Pinheiros (zona oeste), devido a reclamações que diz ter recebido.

Na campanha, Doria se comprometeu a manter o programa Paulista Aberta, que fecha a avenida para carros, mas não mencionou se tinha planos de fazer o mesmo em relação às outras vias.

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.

Leia também: Organizações divulgam nota contra o desmonte do Programa Ruas Abertas

 

Compartilhe este artigo