Programa Cidades Sustentáveis e Rede Cidades – por Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis, além de entidades parceiras, participam de diversas atividades do evento.
A 13ª edição do Fórum Social Mundial (FSM 2018) será realizada entre os dias 13 e 17 de março, em Salvador, na Bahia. Com a maior parte das atividades concentradas no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o evento conta ainda com atividades em territórios temáticos como o Parque do Abaeté, em Itapuã, e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário da cidade.
O FSM 2018 será o espaço de diálogo e convergência de cerca de 60 mil pessoas, de 120 países, que estarão na cidade com o objetivo de debater e definir novas alternativas e estratégias de enfrentamento ao neoliberalismo, aos golpes antidemocráticos e genocidas que diversos países estão enfrentando nos últimos anos. Com o lema “Resistir é criar. Resistir é transformar!”, o Fórum visa promover a transformação do ser humano em busca de “Um outro mundo possível”.
Com mais de 1.500 coletivos, organizações e entidades cadastrados, e cerca de 1300 atividades autogestionadas inscritas, o FSM 2018, terá representantes de entidades de países como Canadá, Marrocos, Finlândia, França, Alemanha, Tunísia, Guiné, Senegal, além de países Panamazônicos e representações nacionais.
Já confirmaram presença no evento o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva; a presidente da Fundação Franz Fanon, Mireille Fanon Mendes France; a Yalorixá Makota Valdina; o sociólogo Emir Sader; a presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), Lorena Peña; o ex-presidente paraguaio, Fernando Lugo; a militante indígena e pré-candidata a presidência, Sônia Guajajara; Boaventura de Sousa Santos, cientista político; o filósofo do Congo, Godefroid Ka Mana Kangudie; Francine Mestrum, da Justiça Global Social.
Participarão também de atividades no FSM, Abdellah Saaf , ex-ministro da Educação Nacional de Marrocos; Kamal lahbib, defensor dos direitos humanos de Marrocos, ex-preso político; Eda Duzgun, liderança das mulheres curdas; Sara Soujar, do Movimento de Combate ao racismo e xenofobia do Norte de Marrocos, da organização Gadem; Mamadou Sarr, militante da Mauritânia para defesa dos Negros; Jamal Juma, ativista palestino da campanha BDS de boicote à Israel; Mattews Ban, liderança sulafricano do movimento de trabalhadores rurais; Gustave Massaih, membro fundador do movimento de Maio 68, na França; Abdellah Saaf, ex-ministro da educação nacional de Marrocos.
Ana Cañas, Ilê Aiyê, Tulipa Ruiz, Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), Margareth Menezes, Filarmônica Minerva Cachoeirana, Lazzo Matumbi, além do rapper Flávio Renegado, e das artistas baianas, Clécia Queiroz, Banda Didá, Juliana Ribeiro, Marcia Short, entre outras performances artísticas farão parte das apresentações culturais durante o fórum.
Atividades com a participação do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Cidades – por Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis, além de organizações parceiras:
ATENÇÃO PARA OS LOCAIS DAS ATIVIDADES: O Campus de Ondina e o Campus Federação são interligados.
14/03 (quarta-feira), 10h às 13h
Local: PAV VI – Sala 6 (UFBA – Campus Federação) – Território Direito à Cidade
MobCidades – transporte como direito social e orçamento da mobilidade
Realização: Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC e Rede Cidades – por territórios justos, democráticos e sustentáveis
14/03 (quarta-feira), 14h às 16h
Local: PAF 1 – Sala 218 (UFBA – Campus Ondina) – Território Democracia
Lançamento e Diálogo sobre a Campanha “Um Novo Congresso é Necessário e Possível: Vai Ser Pelo Voto!”
Realização: Movimento por Um Novo Congresso
Mais sobre a iniciativa: umnovocongresso.org.br
14/03 (quarta-feira), 16h30
Local: PAF I – Sala 217 (UFBA – Campus Ondina) – Território Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental
A Agenda 2030 no Brasil e os Desafios para a Construção de um Outro Mundo Possível: ampliando as redes do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável
Realização: GT da Sociedade Civil para a Agenda 2030 e REBRAPD – Rede Brasileira de População e Desenvolvimento
15/03 (quinta-feira), 9h30 às 12h45
Local: PAF III – Sala 308 (UFBA – Campus Ondina) – Território Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental
Seminário: Caminhos para a redução das desigualdades no Brasil – Por um Brasil mais igual, justo e solidário
Realização: Programa Cidades Sustentáveis
Convidados(as) confirmados(as): Iara Pietricovsky (Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC ), Jorge Abrahão (Programa Cidades Sustentáveis e Rede Nossa São Paulo), Oded Grajew e Rafael Georges (Oxfam Brasil), Frei Betto(Frade Dominicano e escritor), Cida Bento (Centro de Estudos das relações do Trabalho e Desigualdades – CEERT e Fórum Permanente pela Igualdade Racial e da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras)
15/03 (quinta-feira), 14h
Local: FACOM – Sala 4 (UFBA – Campus Ondina) – Território Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental
Mapa das Desigualdades – ferramenta estratégica na construção das políticas públicas para o combate às desigualdades
Realização: Rede Cidades – por Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis
Objetivo: Motivar o desenvolvimento de visualizações amigáveis de dados socioeconômicos para denunciar as desigualdades nos diferentes territórios brasileiros, construindo ferramentas para a incidência política e a qualificação do debate público. Apresentação das experiências da Rede Nossa São Paulo, Nossa Brasília e Casa Fluminense
15/03 (quinta-feira), 16h às 19h45
Local: PAF I – Sala 122 (UFBA – Campus Ondina) – Território Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental
Lançamento do livro “O eclipse do progressismo” e debate sobre a América Latina
Realização: Coletivo 660, Editora Elefante e Ação Educativa
Confira aqui outras atividades da programação da 13ª edição do Fórum Social Mundial (FSM 2018).
Com informações do portal do Fórum Social Mundial.