Pesquisa “Viver em São Paulo: Cultura” revela que 1/4 da população, com 16 anos ou mais, não frequenta nenhuma atividade ou espaço cultural da cidade
Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo
Divulgados nesta terça-feira (10/4) pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência, em parceria com o Sesc São Paulo, os resultados da pesquisa “Viver em São Paulo: Cultura” mostram que 59% dos paulistanos não vão ao teatro nem uma vez ao ano.
Outros quatro espaços e atividades culturais abordadas no levantamento também revelam percentuais baixo de frequência: 65% não frequentam bibliotecas, 58% não visitam museus, 53% não vão a shows e 52% não utilizam centros culturais.
Apenas o cinema tem um índice de frequência acima de 50%: entre os entrevistados, 67% disseram que frequentam esse espaço, pelo menos, uma vez ao ano. Outros 32% não vão, e 1% não sabe ou não respondeu.
Considerando os seis equipamentos ou atividade culturais que tiveram os dados cruzados, a pesquisa constata que quase 1/4 da população paulistana, com 16 anos ou mais (24%), não frequenta nenhuma delas.
Leia também: O acesso à cultura tem CEP, tem classe e tem cor
Os dados refletem as desigualdades existentes em São Paulo, pois entre os segmentos que não usufruem de nenhuma atividade cultural estão: os menos escolarizados, com renda familiar de até dois salários mínimos, pretos e pardos.
Na outra ponta, entre os segmentos que mais frequentam atividades culturais na cidade estão: os mais escolarizados, com renda familiar acima de cinco salários mínimos e brancos.
A pesquisa entrevistou 800 paulistanos de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Confira aqui a apresentação da pesquisa "Viver em São Paulo: Cultura".
Confira aqui a pesquisa completa.
Repercussão na mídia
Rede Nossa São Paulo e Ibope debatem estudo sobre cultura (DCI)
Um em cada quatro paulistanos não frequenta nenhuma atividade cultural na cidade (ESTADAO)
Cinema é a atividade cultural mais frequentada na capital (DCI)
Renda baixa dificulta que paulistano realize atividades culturais (GAZETA DE S. PAULO)
Cinema é o programa preferido em São Paulo (ISTOÉ)
Cinema é o programa preferido em São Paulo (JORNAL DO BRASIL)
Biblioteca e teatro são atividades culturais menos frequentadas por paulistanos (AGÊNCIA BRASIL)
24% dos paulistanos não frequentam nenhuma atividade cultural na cidade, aponta pesquisa (G1)
Um em cada quatro paulistanos não realiza atividades culturais (DESTAK)