Representação política de negros nos municípios

Pretos e pardos são a maior parte da população brasileira, mas estão longe de ter representatividade política e ocupar cargos importantes na vida pública.

Pela primeira vez desde 1991, a maior parte da população brasileira se declarou parda: foi assim que mais de 92 milhões de brasileiras e brasileiros responderam ao último Censo do IBGE, número equivalente a 45% da população do país. Os brancos são 88 milhões (43% da população) e os pretos, mais de 20 milhões (10%).

Porém, ao olhar para a atual representação política nas cidades brasileiras, os números mostram o seguinte cenário: hoje, 67% das cidades têm prefeitos brancos; pardos comandam o executivo em 30% das cidades e os pretos, em 2%.

Prefeitas e prefeitos por raça/cor (%) no Brasil

Fonte TSE

Apesar de os negros e pardos representarem mais da metade (55%) da população brasileira, a sua representação nas esferas de poder político é desproporcionalmente baixa.

Prefeitas e prefeitos por raça/cor versus população (%) no Brasil

Fonte TSE

Já os recortes por região mostram que, na região Sul, 95% dos prefeitos são brancos; no Sudeste, 79%. Os pardos são a maior parte no Norte (58% dos prefeitos) e no Nordeste (49,5%).

TSE divulgou recentemente que 52,7% dos candidatos e candidatas às eleições municipais deste ano são negros. É a segunda vez na história que esse número supera o de candidatos brancos – a primeira foi nas eleições majoritárias de 2022.

Os dados incluem postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador. Se considerarmos só os candidatos negros a prefeito, o percentual cai para 37%.

Sete em cada dez brasileiros acreditam que aumentar a representatividade e a diversidade de pessoas na política e em cargos de poder contribui para diminuir as desigualdades estruturais.

PESQUISA DESIGUALDADES, INSTITUTO CIDADES SUSTENTÁVEIS E IPEC

Porém, mesmo que considere o tema importante, muitos eleitores não usam como critério a raça/cor do candidato na hora de votar.

Importante observar que 25% da população não acha que aumentar essa representatividade é uma forma de reduzir as desigualdades estruturais no país – e isso não é um número desprezível.

Nas cidades paulistas

O estado de São Paulo tem 645 cidades. Em 601, os prefeitos são brancos. Os pardos comandam o executivo em 34 municípios e os pretos, em apenas seis.

Prefeitas e Prefeitos por raça/cor (%) no estado de São Paulo

Fonte TSE

Ouça também o Programa Nossa Cidade da rádio Eldorado FM (107.3) com o colunista Jorge Abrahão, coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis (veiculado em 08 de agosto de 2024).

Compartilhe este artigo