São Paulo é a cidade mais rica do Brasil e enfrenta problemas em diferentes áreas. A desigualdade de renda, o acesso à saúde e à educação de qualidade, a violência urbana e os impactos das mudanças climáticas são exemplos dos desafios que o próximo prefeito ou prefeita terá que lidar.
Quando se olha para alguns dados e indicadores específicos, os recortes de raça e gênero mostram um problema ainda mais profundo e enraizado. Dentro da mesma cidade, a desigualdade divide homens e mulheres, negros e brancos, ricos e pobres. É a mesma desigualdade que se observa também entre as capitais, entre os estados e regiões do país.
O poder público municipal tem um papel fundamental para mudar essa realidade. A prefeitura têm a responsabilidade de atuar em diversas áreas e, em muitos casos, autonomia para definir estratégias, ações e investimentos. Para isso, no entanto, é preciso entender a realidade local.
É nesse aspecto que os dados se tornam ainda mais imprescindíveis. Por isso, selecionamos alguns temas e indicadores relacionados a problemas estruturais não só na cidade de São Paulo, mas em todas as capitais do Brasil. A intenção é apresentar um panorama de cada município em áreas como saúde, educação, renda, violência urbana e mudanças climáticas, entre outras.
Em um sentido mais amplo, a proposta é também qualificar o debate eleitoral, apontar prioridades para o(a) próximo(a) prefeito(a) e oferecer subsídios para análises que contribuam para a implementação e o fortalecimento de políticas públicas.
Os temas e indicadores foram definidos a partir de pesquisa nacional de percepção da população, realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Ipec, em que as pessoas apontaram os principais problemas das cidades onde moram. Além do levantamento dos dados, o projeto “Grandes Desafios das Capitais Brasileiras” inclui ainda a elaboração de projeções para os quatro anos do próximo mandato, de modo que seja possível estabelecer metas para monitorar e melhorar esses indicadores.
Confira os principais indicadores da cidade de São Paulo:
SAÚDE: Idade média ao morrer (com recorte de raça)
SEGURANÇA: Taxa de homicídio juvenil masculino (com recorte de raça)
IGUALDADE DE GÊNERO: Mulheres no comando das secretarias municipais (%)
EDUCAÇÃO: Nota no Ideb (anos iniciais)
MEIO AMBIENTE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Capacidade de gestão de riscos e prevenção de eventos climáticos
DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO: Existência de políticas de participação e promoção de direitos humanos
Confira aqui os dados e indicadores da cidade de São Paulo
Confira aqui os dados e indicadores das 26 capitais