Aumenta tempo de deslocamento do paulistano e reduz rejeição a pedágio de 2 dias, conclui Ipope


O Movimento Nossa São Paulo apresentou na segunda-feira, 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, os resultados da segunda edição da pesquisa inédita encomendada para o Ibope sobre mobilidade urbana e qualidade de vida em São Paulo. A apresentação ocorreu no Teatro Anchieta do Sesc Consolação.

Foram entrevistadas 805 pessoas na capital paulista com mais de 16 anos entre os dias 5 e 11 de setembro. As perguntas abrangem os temas relativos à poluição, qualidade de vida e locomoção na cidade. Os resultados foram comparados com os da edição anterior. A margem de erro é de, no máximo, 3 pontos percentuais.

Entre as principais conclusões estão:

Qualidade de vida:

• Os 5 principais problemas de São Paulo são, pela ordem: Saúde, Trânsito, Desemprego, Poluição, Segurança Pública e Educação;

• Em todos os aspectos perguntados sobre urbanização e meio ambiente, as notas médias dadas pelos entrevistados foram menores neste ano. O item mais mal avaliado é o controle da poluição do ar, com nota 2,8. No ano passado, a nota média era 4;

• Sobre poluição, 94% dos entrevistados a consideram um problema grave (33%) ou muito grave (61%);

Trânsito e transporte:

• Com relação ao tema locomoção, as notas médias dos entrevistados caíram na comparação com o ano passado. O pior item é o trânsito, com nota 2,8. No ano passado, a nota média ficou em 3;

• A situação do trânsito é péssima para 48% dos entrevistados;

• Aumenta o tempo de deslocamento na cidade: Em janeiro de 2008, o tempo médio de deslocamento para a atividade principal era de 1h40; Em setembro de 2008, o tempo médio aumentou para 2h.

• Alternativas ao carro – diminui significativamente a porcentagem de pessoas que não usariam de jeito nenhum o transporte coletivo, em todas as alternativas:

Em 2007, 21% não usariam o ônibus; neste ano, 3%;

Em 2007, 18% não usariam o metrô; neste ano, 8%;

Em 2007, 19% não usariam o trem; neste ano, 11%.

Em 2007, 34% não usariam a bicicleta; neste ano, 21%

• Diminui a rejeição ao pedágio urbano na capital: Em 2007, 84% dos entrevistados eram contra e 13% a favor; Em 2008, 74% são contra e 24% a favor.

• A maioria dos entrevistados já é a favor do rodízio de 2 dias: Em 2007, 56% eram contra e 41% a favor; Em 2008, 54% são a favor e 43% são contra.

• Sobre o rodízio de caminhões, 84% são favoráveis. (A pergunta não havia sido aplicada no ano passado);

• Quando questionados sobre o que deve ser prioridade para o próximo(a) prefeito(a) no que diz respeito à locomoção, as respostas mais citadas foram, nesta ordem: colocar mais metrô/ampliar o número de linhas; construir novos corredores de ônibus; colocar mais ônibus na frota; construir novas avenidas; melhorar o asftalto/tapar buracos das ruas e avenidas já existentes;

• 60% das pessoas acreditam que a estruturação dos bairros para evitar grandes deslocamentos teria um grande impacto na sua qualidade de vida; E 33% acreditam que o poder público tem “atuado quase nada” neste sentido;

• Sobre o Dia Mundial Sem Carro, 45% consideram ótima a iniciativa. No ano passado, a taxa era de 31%.

Veja a apresentação resumida da pesquisa

Veja a pesquisa na íntegra

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