Projeto que amplia rodízio de automóveis terá nova audiência pública nesta quinta

 

Debate será o segundo promovido pela Câmara sobre a proposta de lei que prevê a retirada de 40% dos veículos particulares de circulação nos dias úteis

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal promove nesta quinta-feira (3/12), às 10h, a segunda audiência pública sobre o projeto de lei que amplia o rodízio de automóveis na cidade de São Paulo para quatro placas ao dia – ao invés de duas, como é atualmente –, e aumenta o horário de proibição da circulação (PL 147/2008).

Com o novo debate, o projeto cumpre o Regimento Interno da Casa que determina a realização de, no mínimo, duas audiências públicas para propostas de lei de interesse da cidade, como é o caso.

O texto, caso seja aprovado, irá retirar de circulação cerca de 40% da frota nos horários de pico dos dias úteis. Hoje, a proibição atinge duas placas ao dia – o que representa 20% da frota. Ele também amplia o horário em que os automóveis não poderiam circular no período da tarde: das 17 às 21 horas (a proibição atual é até 20 horas). No período da manhã, o horário de restrição seria mantido, das 7 às 10 horas. 

Lideranças da Câmara continuam com o entendimento de que o PL não deverá ser votado este ano. A ideia é que a matéria continue a ser debatida em 2010, em virtude da falta de consenso sobre as propostas contidas no projeto.

O próprio autor do projeto, o vereador Ricardo Teixeira (PSDB), concorda que seu texto precisa ser melhor discutido pelo Legislativo paulistano. “O projeto promove grande mudanças na cidade, mudanças polêmicas, e é natural que se queira debater mais o assunto.”

Mesmo reconhecendo que as medidas previstas no texto “são amargas”, Teixeira defende a ampliação do rodízio de automóveis para melhorar o trânsito da cidade. Ele lembra a existência de pesquisas revelando que muitas pessoas concordam com a necessidade de ampliar o rodízio de carros na cidade.

Entre as pesquisas que revelam o apoio da maioria dos cidadãos à ampliação do rodízio para dois dias por semana está a realizada em setembro deste ano pelo Movimento Nossa São Paulo em parceria com o Ibope. De acordo com os dados divulgados como parte da programação do Dia Mundial Sem Carro, 52% dos entrevistados são favoráveis à medida, 46 são contrários e 2% não souberam ou não responderam.

Veja a íntegra da pesquisa do Dia Mundial Sem Carro 2009

Leia também “Projeto em debate na Câmara Municipal amplia rodízio de automóveis em SP” 

Audiência tratará também de outros projetos de interesse da cidade

Além do projeto que amplia o rodízio de automóveis na cidade, a audiência pública debaterá outras nove propostas de lei, sendo duas delas de autoria do Executivo. A primeira (PL 721/09) concede isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) para atividades relacionadas a espetáculos culturais, tais como: teatro, dança, balés, óperas, concertos de música, shows de artistas brasileiros, circos, bailes e desfiles. A proposta, que visa estimular as atividades culturais na cidade, deverá provocar redução de cerca de R$ 8 milhões na arrecadação da Prefeitura.

A segunda (PL 722/09) reabre o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) para incluir os impostos e taxas do ano de 2005 ainda não pagos pelo contribuinte. A Lei 14.129, de 11 de janeiro de 2006 – que está sendo alterada pelo projeto – prevê o benefício até 2004. Com a mudança, que atenderá principalmente aos moradores que não quitaram a taxa do lixo extinta no final de 2005, a Prefeitura espera arrecadar mais R$ 200 milhões de reais no próximo ano.

Os dois projetos do prefeito estão tramitando rapidamente no Legislativo e deverão ser aprovados ainda este ano.

Serviço:
Audiência pública convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento
Data: nesta quinta-feira, dia 3/12
Horário: 10 horas
Local: Plenário 1º de Maio (1º andar da Câmara Municipal)

Relação de projetos de lei em pauta

PL 006/09 – Autor(es): GILBERTO KASSAB
Concede remissão dos créditos tributários relacionados aos imóveis situados nas quadras fiscais que especifica, do loteamento Vila Élida, na divisa intermunicipal São Paulo – Diadema.

PL 147/08 – Autor(es): RICARDO TEIXEIRA
Melhora a utilização do espaço urbano da cidade de São Paulo, e dá outras providências.

PL 224/09 – Autor(es): ALFREDINHO
Dispõe sobre a criação do selo de qualidade, para controle e transparência da água mineral comercializada, na cidade de São Paulo, e dá outras providências.

PL 371/09 – Autor(es): MARCO AURELIO CUNHA
Dispõe sobre a criação de circuito para tráfego exclusivo de bicicletas, e dá outras providências.

PL 372/09 – Autor(es): DALTON SILVANO
Dispõe sobre a criação do programa de coleta seletiva de pilhas, baterias de celulares, termômetros, cartões magnéticos e óleo comestível.

PL 428/09 – Autor(es): USHITARO KAMIA
Estabelece diretrizes para a criação e a instalação do Parque Municipal de Vila Albertina, no distrito do Tremembé e dá outras providencias. (localizado na confluência da Rua José Aguirre Camargo com a Estrada de Santa Maria).

PL 437/09 – Autor(es): JULIANA CARDOSO
Estabelece diretrizes para criação e instalação do Parque Municipal Fazenda da Juta, e dá outras providências.

PL 508/09 – Autor(es): QUITO FORMIGA
Dispõe sobre a restrição da exposição de anúncios que utilizem imagens de cunho pornográfico nas áreas externas e internas de cinemas, teatros, casas de espetáculos e demais estabelecimentos congêneres, e dá outras providências.

PL 721/09 – Autor(es): GILBERTO KASSAB
Concede isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS aos serviços e nas condições que especifica. (ref. eventos artísticos e culturais)

PL 722/09 – Autor(es): GILBERTO KASSAB
Autoriza a reabertura de prazo, no exercício de 2010, para ingresso no Programa de Parcelamento Incentivado – PPI, instituído pela lei nº 14.129, de 11 de janeiro de 2006, nos termos que especifica.

REPORTAGEM: AIRTON GOES airton@isps.org.br

Outras Notícias da Câmara

Compartilhe este artigo