Carta oferece recomendações às Nações Unidas e aos governos. A ideia é fortalecer os poderes locais e valorizar o papel dos municípios na promoção do desenvolvimento sustentável.
O Grupo de Trabalho “Construindo Cidades Sustentáveis”, coordenado pela Rede Nossa São Paulo, apresentou na última terça-feira (1º) à ONU uma carta com as recomendações da sociedade civil para a Rio+20. O documento conta com o apoio de diversas organizações brasileiras e internacionais.
O GT “Construindo Cidades Sustentáveis” foi constituído durante o seminário internacional “Cúpula dos Povos da Rio + 20“, ocorrido no Rio de Janeiro em julho deste ano.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS)
será realizada de 4 a 6 de junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro para marcar o 20º aniversário da 1992 Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também na capital carioca, e o 10 º aniversário do Encontro Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002, em Johanesburgo, África do Sul.
“A carta pede que a ONU foque nas cidades. Só na América Latina, 80% das pessoas vivem nas cidades. E ainda não se aplicam várias recomendações da própria Eco 92. Por isso, pedimos para que a ONU promova os municípios para serem protagonistas do processo de transição para uma economia sustentável. As autoridades locais precisam ser valorizadas”, justificou Mauricio Broinizi, coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo.
Um dos trechos da carta afirma que “os desafios podem ser planetários, e as políticas precisam ser nacionais, mas as realizações devem ao fim e ao cabo mudar os equilíbrios ambientais e a qualidade de vida nos locais onde as populações podem se organizar em torno aos seus objetivos”.
Além de recomendações à própria ONU, a carta também apresenta uma série de propostas para os governos. Broinizi destaca: “É muito importante que se organize um sistema mundial de indicadores para que possamos medir a qualidade de vida – água, saneamento, poluição etc. São poucas as cidades do mundo que hoje têm dados como esses. Precisamos de uma maior gestão estratégica com os territórios. O sistema de informações é fundamental para um planejamento e para o monitoramento das políticas públicas”.
A íntegra da carta enviada à ONU está disponível aqui
Confira a lista de organizações que apoiam o documento
Saiba mais sobre a Rio + 20 em http://www.uncsd2012.org/rio20/