Resultados do levantamento mostram, por exemplo, o tempo médio gasto pelos paulistanos no trânsito e o nível de satisfação com o transporte coletivo
Como parte das atividades programadas para a Semana da Mobilidade na capital paulista – de 16 a 22 de setembro –, a Rede Nossa São Paulo e o Instituto Ibope lançam a sexta edição da pesquisa sobre Mobilidade Urbana. A pesquisa de campo foi realizada entre os dias 17 e 24 de agosto com 805 moradores da capital paulista de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Candidatos a vereador foram convidados para comentar os resultados da pesquisa, que aborda os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público e a satisfação com o transporte coletivo.
Além de expressar as opiniões de suas bancadas sobre os dados, os convidados também apresentam as propostas de seus partidos para as questões da mobilidade. A atividade também conta com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador José Police Neto, que apresentará os indicadores levantados pelo próprio Legislativo paulistano.
Durante a atividade, será lido um manifesto de organizações da sociedade civil sobre os problemas da mobilidade urbana na cidade.
Entre as conclusões apontadas pela pesquisa, destacam-se:
8 em cada 10 entrevistados acham que o trânsito em São Paulo é ruim ou péssimo
“Trânsito” está entre as 4 áreas consideradas mais problemáticas na cidade, citado por 1/3 dos entrevistados. Paralelamente, quando são questionados especificamente sobre esta questão, 80% dos moradores da maior cidade da América do Sul consideram a situação do trânsito em São Paulo como ruim ou péssima;
A análise de respostas sobre o tema “trânsito” e comparando com o tempo médio de deslocamento dos paulistanos confirma a percepção de quanto incômodo é causado por esse mal urbano. Os paulistanos gastam em média cerca de 2 horas e meia nos seus deslocamentos diários, independentemente do meio de transporte utilizado;
Cerca de 1/3 dos moradores de São Paulo gasta 1 hora e meia ou mais nos seus deslocamentos somente para a sua atividade diária principal (trabalho ou estudo).
Moradores da Zona Sul são mais atingidos pelo trânsito
Na Zona Sul, uma das regiões mais populosas da cidade, esta percepção negativa em relação ao trânsito de São Paulo é ainda pior: 2/3 dos moradores gastam mais do que 1 hora e meia por dia para todos os seus deslocamentos. Esta média é de 39% na região central, em contraponto;
Isto é traduzido em 2 horas e 40 minutos de tempo de deslocamento médio diário na Zona Sul. Por conta desta sensação, 39% dos moradores desta região mencionam “trânsito” como o maior problema da cidade, 7 pontos percentuais acima da média de São Paulo;
Os problemas relacionados ao trânsito são sentidos mais agudamente pelos que utilizam o carro como meio de transporte diário ou praticamente diário, dos quais 40% citam este como maior problema da cidade, enquanto que para os que não utilizam o carro, trânsito é citado por 30%;
Entre os entrevistados cuja renda familiar está entre 2 e 5 salários mínimos, caiu de 62% (em 2011) para 59% (em 2012) os que afirmaram possuir automóvel de passeio em casa. Entre os que ganham mais de 5 salários mínimos, a queda foi de 84% para 74%;
Diminuiu o número de pessoas que usa carro “quase todos os dias”; passou de 13% (em 2011) para 9% (em 2012);
Os entrevistados das zonas Norte e Leste são os que menos utilizam o carro todos os dias. Na Zona Norte o número caiu de 29% para 18% e na Leste, de 27% para 21%.
Aumenta o sentimento que o transporte coletivo necessita de priorização de investimentos
Mais de 2 milhões de paulistanos utilizam o carro todos os dias ou quase todos os dias para se locomover, destes, 65% declaram que deixariam de usá-lo se houvesse uma boa alternativa de transporte;
Esta percepção vem ao encontro da necessidade de investimentos em transporte coletivo, mencionado por 8 em cada 10 entrevistados, nove pontos percentuais acima de 2011, citando a ampliação e modernização das linhas de metrô, trem e ônibus como medida a ser adotada como melhoria da mobilidade urbana;
Construir e ampliar as linhas de metrô e trem continua sendo a medida mais citada pela população, porém aumentam as citações sobre a ampliação dos corredores de ônibus de 34%, em 2011, para 41%, neste ano.
Faixas de pedestres são mais respeitadas, mas paulistanos exigem investimentos em melhorias
Indagados sobre o respeito às faixas de pedestres, a população afirma que elas têm sido mais respeitadas pelos motoristas, percepção que sofreu uma melhora significativa em relação a 2011: passou de 26% para 47%;
Se, por um lado, o respeito às faixas de pedestres pelos motoristas aumenta, por outro, os paulistanos estão mais insatisfeitos com elas;
A nota atribuída à sinalização de pedestres cai de 4,7 para 2,8;
O tempo de travessia de pedestres cai de 4,6 para 4,0;
Localização das faixas de pedestres recebe nota 4,5;
A maioria (88%) aprova a aplicação de multas para veículos que param em cima da faixa de pedestres, ação punitiva no sentido de melhorar a fluidez. Já a aplicação de multas em pedestres não tem a mesma percepção dos entrevistados: somente 34% são favoráveis.
Medidas polêmicas para o trânsito são desaprovadas
Uma das polêmicas discussões em relação à melhoria do trânsito de São Paulo é o pedágio urbano. Questionados sobre essa medida, apenas 17% a aprovam. Entre os motoristas habituais, a aprovação é ainda menor: 13%;
O aumento do rodízio de veículos no centro expandido para 2 dias, outra medida polêmica, tem melhor aceitação: alcança 1/3 dos entrevistados (37%);
Por outro lado, quase uma unanimidade, a construção e ampliação de ciclovias é uma medida aprovada por 88% dos moradores de São Paulo. Entre os motoristas habituais, esse índice é ainda maior: 91%;
Ainda sobre a investigação de medidas que possam favorecer o trânsito de São Paulo, também é quase unânime (89%) a aprovação da ideia de existirem motofaixas (faixas exclusivas para motos). Por outro lado, entre os motoristas habituais, somente 1/3 deles aprova a circulação de motos entre as faixas de circulação;
Caminhões são os vilões da poluição do ar, e carros, são apontados mais firmemente como agentes poluidores, afirmam paulistano
A poluição do ar é citada como o mais grave entre os diferentes tipos de poluição por sete em cada dez dos entrevistados, sendo que para a maior parte dos paulistanos é um problema grave ou muito grave (78%);
Apontado como os principais responsáveis pela poluição do ar em São Paulo, os “caminhões” são citados por praticamente metade dos entrevistados (44%). “Veículos velhos em geral”, são citados por 34%;
Carros são mais considerados como agentes poluidores em 2012 do que nos anos anteriores. Esta percepção cresceu 10 pontos percentuais em relação a 2011(de 18% para 28%).
Saúde é citada por 7 em cada 10 paulistanos como maior problema da cidade
O paulistano está mais insatisfeito com a qualidade de vida na cidade. Caiu de 62% para 59% os que afirmaram que São Paulo é um lugar “ótimo” ou “bom” para se viver. Os que consideram a cidade “ruim/péssima” passaram de 10% para 13%;
A “saúde”, com 69% das menções, continua sendo percebida como a área com maiores problemas na cidade de São Paulo, seguida por “segurança pública”, que cresce nove pontos percentuais em um ano e alcança 45% das menções, e por “educação”, com 43%.
Veja a apresentação resumida da pesquisa
Confira a apresentação completa da pesquisa
Participe das atividades da Semana da Mobilidade
A Semana da Mobilidade começa no dia 16/9, domingo, e termina do dia 22/9, sábado, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Uma série de atividades está sendo preparada pela Rede Nossa São Paulo e por organizações parceiras, que participam do Coletivo da Mobilidade, para ocorrerem na capital paulista.
Clique aqui para ver a programação de eventos já confirmados e participe. As atividades visam chamar atenção da sociedade civil e do poder público para o tema da mobilidade urbana e os problemas decorrentes da poluição do ar gerada pelos veículos motorizados.
Saiba mais: www.diamundialsemcarro.org.br