Por Câmara Municipal de São Paulo
As sessões convocadas para esta terça duraram pouco. Líderes passaram maior parte da tarde reunidos com o prefeito
Apesar do esforço dos vereadores da situação, o projeto do novo PDE (Plano Diretor Estratégico) da cidade não foi votado nesta terça-feira (10/6), como pretendia a liderança do governo. As sessões convocadas foram suspensas após os líderes dos partidos passarem a tarde reunidos com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.
No encontro, foram discutidos pontos que ainda não são consenso entre os vereadores. De acordo com o presidente José Américo, um dos impasses é a categorização de dois terrenos ocupados por movimentos de moradia como Zeis (Zonas Especias de Interesse Social): a Copa do Povo, em Itaquera, e a área batizada de Nova Palestina, na zona sul.
A bancada do PSDB defende que a transformação dessas áreas em Zeis seja discutida em outro projeto de lei. "Com relação à Nova Palestina, existe o pleito do PV que a gente crie o parque antes das moradias, para garantir que não haja uma ocupação do parque", disse Américo. Segundo ele, serão cedidos 300 mil metros quadrados para habitação e 700 mil metros quadrados para o parque.
Ainda segundo Américo, o objetivo é que o substitutivo do PL seja publicado na quinta-feira (12/6) no Diário Oficial. O PDE deverá começar a ser debatido em plenário na próxima segunda-feira (16/6) e votado quarta (18/6) ou quinta-feira (19/6).
Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.