Por meio do De Olho nas Metas é possível conferir as obras e denunciar o que não está sendo realizado
Por Tarla Prado – portalweb@diariosp.com.br
A cada novo mandato os prefeitos eleitos de São Paulo têm a obrigatoriedade de apresentar um plano de metas para os próximos quatro anos. À população sobra uma missão quase impossível: descobrir o que está sendo efetivamente feito.
Para deixar esse trabalho um pouco mais fácil, a ONG Rede Nossa São Paulo lançou uma plataforma digital que permitirá a qualquer pessoa acompanhar o andamento de uma obra ou denunciar que ela não está sendo realizada.
O site De Olho nas Metas mapeia todas as 123 propostas apresentadas por Fernando Haddad quando o petista assumiu a Prefeitura. Segundo a coordenadora de indicadores da Rede Nossa São Paulo, Clara Mayer, o aplicativo é uma tentativa de acompanhar, ainda mais de perto, a execução dos planos da Prefeitura.
“A Rede Nossa São Paulo já fazia análises das metas cumpridas, mas queríamos abrir isso para mais pessoas participarem. A gente quis criar uma interação para agregar mais informações”, explicou Clara.
Essa interação é feita na plataforma por meio de denúncias. Qualquer pessoa, do celular ou no site (http://deolhonasmetas.org.br/home), pode informar o andamento das obras e postar comentários, fotos e arquivos de áudio.
Neste primeiro momento as postagens só podem ser feitas no site. Até a próxima quarta-feira o aplicativo deve estar disponível para download gratuito no Google Play Store e na App Store. O site permitirá ainda seguir tópicos de interesse e ser avisado em tempo real, por SMS ou e-mail, sempre que haja algum avanço ou mudança no projeto.
Apesar de um dos objetivos da ferramenta ser melhorar a comunicação entre a Prefeitura, integrantes do conselho participativo da cidade e a população, a Rede Nossa Paulo diz que, para isso acontecer, o poder público precisa participar.
“O site não faz a ligação direta com a Prefeitura, então ainda não sabemos se eles vão aderir ao aplicativo e se vão consultá-lo pra verificar os comentários e as reclamações”, afirmou Clara.
Positiva
Valter Batista, especialista em gestão pública, elogia a medida. “Desde que esse sistema seja adequadamente alimentado, a inciativa é muito positiva.” Valter, porém, faz um alerta: “A ferramenta precisa de tempo para ser assimilada e, se não for bem didática, as pessoas não a utilizarão”.
Atividades da Câmara também serão avaliadas
Com 55 vereadores apresentando e votando propostas, acompanhar a atividade legislativa da Câmara Municipal e ter um balanço que preze qualidade, e não quantidade, é uma tarefa complicada, mas não impossível.
A Rede Nossa São Paulo também lançou o “Legislativos/Cidades Sustentáveis”, um balanço que avalia a produção de leis na capital paulista.
Os 89 projetos aprovados em 2013 e 2014 foram avaliados por organizações não partidárias, encaixados em 12 eixos diferentes do Programa Cidades Sustentáveis e receberam notas de “-3” a “+3”. Sendo o primeiro valor negativo; 0, nulo; e +3, positivo.
Segundo o assessor de politicas públicas da Rede Nossa São Paulo, Hugo Albuquerque, o resultado do primeiro levantamento foi mediano. “A média final de avaliação foi de 1,33, o que representa um impacto positivo médio para cidade”, contou.
Hugo explicou ainda que o Legislativo ter uma nota alta é um bom sinal para a capital. “Não há garantia que vai melhorar algo com a adoção desses projetos, mas pelo menos sabemos que há um plano para que isso aconteça.”
Matéria publicada originalmente no Diário de S. Paulo.