Haddad propõe desconto no IPTU para prédios sustentáveis

Prédios que usam energia solar, reutilizam água e possuem teto coberto por vegetação poderão ter desconto de até 12% no IPTU, imposto sobre imóveis, na cidade de São Paulo.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (14) pelo prefeito Fernando Haddad (PT), em visita a obras de conjuntos habitacionais no bairro Vila Santa Catarina, zona sul da capital paulista.

"Quem pensa a longo prazo vai estar fazendo um favor para o meio ambiente e vai ter um desconto no IPTU", disse o prefeito. "Nós vamos estimular as empresas a fazerem prédios verdes na cidade de São Paulo."

Haddad afirmou que enviará ainda nesta quarta para a Câmara Municipal o projeto do desconto no imposto, chamado pelo prefeito de "IPTU Verde". A proposta será lançada oficialmente nesta tarde. "É um projeto que vai ser aprovado. Ninguém pode ser contra uma coisa de sustentabilidade."

LICITAÇÃO DE ÔNIBUS

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta o edital de licitação para contratar empresas de ônibus para operar na cidade pelos próximos 20 anos. A concorrência é estimada em R$ 140 milhões e prevê uma TIR (Taxa Interna de Retorno, margem de lucro dos empresários) de 9,97%, quase a metade do teto de 18% que hoje se paga.

"A livre iniciativa tem a sua taxa de retorno de acordo com a lei, mas num patamar muito mais adequado para a situação da economia do que o de 15 anos atrás", disse Haddad, referindo-se à última licitação das operadoras de ônibus, feita em 2012.

"Qual é a concessão que está oferecendo uma taxa interna de retorno maior? Nenhuma. Então qual é o drama?", questionou o prefeito.

De acordo com Haddad, a redução do lucro dos empresários pode ser feita com diminuição do subsídio pago pela prefeitura ou com melhoria dos veículos, como a implantação de ar-condicionado e internet sem fio. 

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo

Compartilhe este artigo