Por Massa News
O Ministério Público do Paraná, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Toledo, Oeste Paranaense, expediu recomendação administrativa aos prefeitos eleitos dos três municípios que compõem a comarca: Toledo, São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde do Oeste. O MP-PR cobra maior detalhamento dos planos de governo que serão apresentados à sociedade no início de exercício dos mandatos. A intenção é garantir a execução de políticas públicas que reflitam em benefícios efetivos à população.
A Promotoria de Justiça constatou que os Planos Plurianuais de Governo apresentados até então pelos gestores municipais eram muito genéricos e sem objetivos específicos ou previsão de prazos para cumprimento das ações pretendidas. Com a recomendação, o MP-PR propõe que os prefeitos eleitos apresentem um “Programa de Metas”, pautado inclusive pelas promessas feitas durante a campanha eleitoral, contendo detalhadamente as ações estratégicas, indicadores para acompanhamento do cumprimento dessas ações e metas quantitativas específicas para cada um dos setores da Administração Pública Municipal.
Foi dado prazo até 5 de dezembro aos prefeitos eleitos para se manifestarem a respeito da adoção ou não da recomendação. Também foi proposto pelo MP-PR que o “Programa de Metas” seja inserido nas leis orgânicas dos municípios, vinculando as demais gestões futuras ao projeto.
Proposta nacional
A recomendação atende diretrizes de atuação institucional do Ministério Público previstas na “Carta de Brasília”, documento aprovado durante o 7º Congresso de Gestão do Ministério Público, realizado em Brasília, em setembro. O “Programa de Metas” já foi adotado por 39 municípios, em cidades como São Paulo, Florianópolis e Londrina.
Colaboração: Assessoria
Matéria publicada no portal Massa News.
Leia também:
Ribeirão Preto se torna a 47ª cidade a aprovar a Lei do Plano de Metas no Legislativo municipal
Projetos que instituem Plano de Metas para governadores tramitam em três Estados