Prefeitura lança editais da licitação dos ônibus com contratos R$ 1,76 bilhão mais caros e 141 linhas a menos

Principal critério para escolher vencedores será menor tarifa de remuneração oferecida das empresas. Contratos serão de 20 anos. Frota referência terá quantidade reduzida em relação à frota hoje contratada. Também está previsto um desconto de remuneração no valor de R$ 1.644,90 por veículo, caso o ônibus opere sem cobrador, recebendo o custo apenas do motorista na mão de obra da tripulação

ADAMO BAZANI – DIÁRIO DO TRANSPORTE 

A gestão do prefeito Bruno Covas lançou nesta terça-feira, 24 de abril de 2018, os editais definitivos da licitação dos serviços de ônibus da cidade de São Paulo.

É a maior concorrência do setor no mundo. O valor dos contratos de 20 anos, que nas minutas estava em R$ 66 bilhões, subiu para R$ R$ 67,6 bilhões.

Hoje na cidade, os ônibus registram em torno de 9,5 milhões de passagens pelo sistema, contando com as integrações com a CPTM e o Metrô.

A frota contratada que hoje é de 14.457 ônibus deve ir para 13.592 coletivos, como frota referência.

As mudanças de linhas, principal preocupação demonstrada pela população na fase de consulta pública às minutas dos editais, continuam de uma maneira geral. A prefeitura retrocedeu pouco nas extinções e seccionamentos propostos. Nas minutas, havia a previsão de 149 linhas a menos. De acordo com os editais, após três fases de alterações, a cidade terá 141 linhas a menos.

A prefeitura, entretanto, garante que não haverá falta de atendimento, já que serão eliminados trajetos hoje sobrepostos e que vai aumentar em 4% as necessidades de os passageiros fazerem baldeações.

Hoje são 1.334 itinerários e os editais preveem 1.193 linhas.

As 1193 linhas serão divididas pelos seguintes tipos: estrutural radial, estrutural perimetral, reforço da rede estrutural, local de articulação regional, reforço da rede local de articulação regional, local distribuidora, reforço da rede local distribuidora, trólebus e serviço noturno:

No edital, a prefeitura explica a proposta das linhas.

A rede proposta é composta por 1.193 linhas. Com relação à rede em operação atual, com 1.339 linhas, Destas, 732 são linhas com operação diurna que foram mantidas com os seus traçados atuais, e outras 150 são linhas noturnas atualmente em operação que também não foram modificadas. Com isso, 66% das linhas atuais permanecerão iguais à situação atual. Um conjunto de 267 linhas (20% da rede atual) sofreram modificações de itinerário incluindo, em alguns casos, o seccionamento e a integração em algum local em virtude do projeto da nova rede. Finalmente, as 190 linhas restantes (14% da rede atual) foram eliminadas pela unificação com outras linhas devido à ineficiência causada a todo o sistema pela sobreposição de seus trajetos, o que provoca concorrência desnecessária e redução da velocidade média dos ônibus em corredores viários importantes da cidade, sem trazer benefício para a regularidade e boa prestação de serviços. Complementando a Rede de Referência foram criadas 44 novas linhas, sendo a maioria de ligações perimetrais.

Confira aqui a reportagem completa publicada no portal Dário do Transporte, como outras informações sobre os editais de licitação dos ônibus. 

Leia também: Covas recua, muda plano de frota e põe em xeque queda de custo de ônibus

Ouça entrevista de Américo Sampaio, gestor de projetos da Rede Nossa São Paulo, à Rádio CBN: Prefeitura de SP tem desafio de otimizar circulação dos ônibus com redução de linhas 

Confira a reportagem: Edital prevê fim de 190 linhas de ônibus em SP e diminuição da emissão de poluentes

 

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