O Mapa da Desigualdade da Primeira Infância tem como objetivo fortalecer o debate sobre o tema e incidir sobre as políticas públicas voltadas para os direitos fundamentais das crianças.
Com o uso da mesma metodologia do Mapa da Desigualdade, o levantamento reúne 26 indicadores municipais, relacionados a temas fundamentais para o bem-estar e qualidade de vida de crianças de zero a seis anos de idade – período que compreende a chamada Primeira Infância.
Os dados são aplicados aos 96 distritos de São Paulo, possibilitando, assim, identificar as diferenças territoriais da cidade. Em muitos casos, a enorme distância entre o melhor e o pior indicador – que determina o “Desigualtômetro” – dá uma dimensão dos desafios que precisam ser superados.
Confira a apresentação do Mapa da Desigualdade da Primeira Infância 2020
Confira o Mapa da Desigualdade da Primeira Infância 2020 completo
Sobre o Mapa:
Realizado em parceria com a Fundação Bernard van Leer, o Mapa da Desigualdade da Primeira Infância teve sua primeira edição lançada em 2017. Os 26 indicadores foram selecionados a partir do Programa Cidades Sustentáveis e estão associados aos eixos do Urban95, uma iniciativa da Fundação Bernard van Leer, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.
As informações são atualizadas periodicamente no Observatório da Primeira Infância, ferramenta lançada em 2017, com o intuito de monitorar os indicadores.
Leia também:
“A divulgação anual do Mapa da Desigualdade é um exercício de resistência”