André Monteiro e Eduardo Geraque A fama é de São Paulo, mas, contrariando o senso comum, é no Rio que as pessoas perdem mais tempo para ir de casa ao trabalho. Na região metropolitana, são gastos em média 47,3 minutos só no percurso de ida. Mas os paulistas não têm motivos para[…]
Notícias - Nossa São Paulo
“Trajeto entre casa e trabalho é pior no Rio que na capital paulista” – Especial Mobilidade Urbana da Folha
Histórico out 14, 2013
“Obras para a Copa de 2014 privilegiam transporte individual” – Especial Mobilidade Urbana da Folha
Histórico out 14, 2013
Cinco das cidades-sede não investiram em intervenções de transporte público para evento no ano que vem. Estelita Hass Carazzai, de Curitiba, e Fabiano Maisonnave, de São Paulo Festejadas como o grande legado da Copa para o país, as obras de mobilidade urbana priorizaram o transporte individual ao coletivo em 7 das 12 cidades-sede.[…]
Dependentes do Governo Federal, cidades não conseguem aumentar o volume de investimentos. Gustavo Patu, de Brasília Verbas públicas para políticas de transporte coletivo e infraestrutura urbana são, além de escassas, sujeitas à dificuldade de gerenciar investimentos comum às três esferas de governo no país. Na administração federal, por exemplo, existe desde 2004[…]
“Calçadas com problemas são inimigas das pessoas ‘sem-motor'” – Especial Mobilidade Urbana da Folha
Histórico out 14, 2013
Eduardo Geraque e Daniel Tremel As vias mais utilizadas pelo brasileiro são as mais esquecidas pelo poder público. Os "sem-motor", aqueles que andam a pé pelas cidades ou optam pela bicicleta, quase sempre correm sérios riscos em seus deslocamentos diários por grandes cidades como São Paulo. Dados da ANTP (Associação Nacional de[…]
Especialistas apontam segredos para um espaço urbano ideal. Urbanistas, arquitetos, engenheiros e gestores públicos ouvidos pela Folha apontaram os ingredientes que compõem a receita de uma cidade ideal para os moradores. Eles dizem que não existe solução única, apostando todas as fichas em só um meio de transporte. É fundamental conhecer as necessidades[…]
“Cidade compacta, a chave para reduzir deslocamento inútil” – Especial Mobilidade Urbana da Folha
Histórico out 14, 2013
Urbanistas defendem verticalização em áreas com transporte, mas divergem sobre o melhor modelo. O modelo de cidade espraiada, que concentra trabalho no centro, moradia na periferia e ruas congestionadas, entrou em colapso, mas não há um consenso sobre como reverter essa situação. A divergência surgiu no painel "Políticas de Urbanização", do Fórum de[…]
“Carro é o cigarro do futuro, diz urbanista e ex-prefeito de Curitiba” – Especial Mobilidade Urbana da Folha
Histórico out 14, 2013
Fabiano Maisonnave Responsável pela implantação do primeiro sistema de BRTs (ônibus de trânsito rápido) do mundo, o urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner disse que São Paulo "ganhou uma grande guerra" ao priorizar o transporte coletivo sobre pneus. O desafio da cidade agora, diz, é dar qualidade ao sistema. "O carro é[…]
“País vive ambiente propício para reduzir funil do trânsito” – Especial Mobilidade Urbana da Folha
Histórico out 14, 2013
Mario Cesar Carvalho Entupiu. Saturou. Não cabe mais. Se os 7,4 milhões de veículos saíssem às ruas de São Paulo ao mesmo tempo, circulando a 40 km/h, a cidade precisaria de mais do que duplicar os 17 mil quilômetros de ruas existentes. Se os 5,4 milhões de carros fossem estacionados em fila indiana,[…]
“Pedágio urbano é visto como solução inescapável para o trânsito” – Especial Mobilidade Urbana da Folha
Histórico out 14, 2013
Fernanda Mena e Larissa Veloso "O sistema de rodízio de veículos está esgotado em São Paulo. Entendo que chegou a hora do pedágio urbano", decretou Candido Malta, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, anteontem durante o Fórum de Mobilidade Urbana. Para ele, o pedágio é uma medida de contenção de[…]
“Empréstimo de bikes em SP ainda é bem menor do que em NY; veja números” – Folha de S.Paulo
Histórico out 14, 2013
Vanessa Correa, para a revista São Paulo, da Folha O que é uma magrela cor-de-abóbora que passa mais tempo parada do que rodando? Uma bicicleta de empréstimo do Bike Sampa. Desde que foi criado, em maio do ano passado, esse sistema público de compartilhamento gerou 366 mil viagens -uma média de dois trajetos[…]