Debate sobre qualidade do ar e saúde faz parte da Semana da Mobilidade

O Instituto Saúde e Sustentabilidade, em parceria com a Rede Nossa São Paulo, a Procuradoria Regional da República – 3ª Região, do Ministério Público Federal, e o Instituto Brasileiro de Preservação Ambiental (Proam) promovem debate sobre a qualidade do ar em São Paulo, dia 23 de setembro, das 14h às 18h.

Intitulado “Emergência em saúde pública: a qualidade do ar. Deixaremos o Estado de SP perder 35 vidas ao dia?” o evento pretende informar a atual condição do ar que respiramos e a projeção de efeitos sobre a saúde (internações, mortalidade e gastos públicos em saúde) devido à poluição.

Os principais objetivos do debate são:

  • Informar a população, sobre o debate atual no Conselho Nacional do Meio Ambiente – a revisão da Resolução CONAMA 03/90, revisão dos padrões nacionais de qualidade do ar – e os impactos da regulamentação que se pretende aprovar;
  • Explanar sobre direitos que assistem a população e a responsabilização do poder público;
  • Transcorrer sobre medidas cabíveis de controle de emissão de poluentes imediatas e de médio prazo;
  • Apresentar o documento, a CARTA COMPROMISSO aos Srs. Ministros – medidas factíveis, imediatas e de médio prazo, por uma política de ar limpo, visando salvaguardar a saúde pública.

O encontro contará com a presença de representantes do poder público, da sociedade civil organizada, acadêmicos e especialistas na área da saúde e meio ambiente. Já confirmaram presença: a coordenadora da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Sandra Verônica Cureau; o Procurador Regional da República lotado na Terceira Região (PRR3) e representante do Ministério Público Federal no Conama, José Leonidas Bellem de Lima; o Prof. Titular da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva; a Diretora Presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag; o Presidente do PROAM – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, Carlos Bocuhy; o coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi Pereira e o consultor ambiental em emissões atmosféricas, Olímpio Alvares

Serviço

Dia 23/09 – 14h às 18h

O evento será gratuito, com vagas limitadas.

Inscrição: envie seu nome , telefone e organização para contato@saudeesustentabilidade.org.br.

Local: Auditório da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 2020).

O evento conta ainda com o apoio da Virada da Mobilidade, Instituto de Recursos Mundiais (WRI Brasil), Embarq Brasil e Coletivo de Entidades Ambientalistas cadastradas junto ao Consema – Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (CEAC – Consema).

Compartilhe este artigo