Dia Mundial Sem Carro

No dia 22 de setembro, em diversas cidades do mundo são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro. Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro).

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000.

Em São Paulo, a Rede Nossa São Paulo está entre os organizadores do Dia Mundial Sem Carro desde 2007, com atividades de mobilização e conscientização que vão desde a criação de vagas vivas (espaço dedicado às pessoas em vagas de automóveis), apoio à implementação das ciclovias e aos estudos sobre poluição do ar, até realização e apresentação da pesquisa de Mobilidade Urbana, apresentando indicadores de mobilidade urbana na cidade de São Paulo.

Confira as pesquisas anteriores:

Pesquisa Nossa São Paulo/Ibope – Dia Mundial Sem Carro 2014

Pesquisa Nossa São Paulo/Ibope – Dia Mundial Sem Carro 2013

Pesquisa Nossa São Paulo/Ibope – Dia Mundial Sem Carro 2012

Pesquisa Nossa São Paulo/Ibope – Dia Mundial Sem Carro 2011

Pesquisa Nossa São Paulo/Ibope – Dia Mundial Sem Carro 2010

Pesquisa Nossa São Paulo/Ibope – Dia Mundial Sem Carro 2009

Pesquisa Nossa São Paulo/Ibope – Dia Mundial Sem Carro 2007